Blog

18 de julho de 2017

Tudo Sobre Parafuso para Madeira

Tudo Sobre Parafuso para Madeira

Parafuso para madeira deve ser obrigatoriamente feito em metal resistente, já que a o material é rígido e necessita de bastante pressão para fixar as peças.

Os parafusos para madeira também possuem propriedades específicas como a cabeça chata. A cabeça do parafuso para madeira é plana para permitir que a peça seja introduzida num furo cônico e fique abaixo da superfície depois de parafusada.

Além disso, os parafusos para esse tipo de material apresentam um calibre grosso e a espiral do corpo separada da cabeça. Os parafusos desse tipo são utilizados com frequência para a montagem de móveis.

Parafusos para madeira: existem muitos tipos?

Os principais tipos de parafuso para madeira são:

  • Parafuso para Móveis Madeira “Soft”
  • Parafuso para Aglomerado
  • Parafuso para Madeira de Latão
  • Parafuso Rosca Soberba
  • Parafuso Inox Auto-atarraxante

Os modelos acima são usados para perfurar desde madeiras mais rígidas até as mais macias, como o MDF, aglomerados e madeiras laminadas.

O comprimento dos parafusos para madeira também é uma característica que deve ser levada em consideração quando o trabalho for feito em madeira. Por exemplo, se você quer acomodar objetos pesados, os parafusos devem ser mais extensos para suportar o peso.

Normalmente esses parafusos são reforçados e possuem uma leve camada de cera, para assegurar proteção ao móvel de madeira. Prateleiras também pedem parafusos para madeira longa, para a sustentação dos itens de maior peso.

Já elementos de decoração pedem parafusos para madeira mais curtos, já que o objetivo é apenas fixar o objeto.

Parafusos para madeira de cabeça chata costumam ser mais discretos pois ficam rente ao material onde está sendo fixadas. Já as cabeças sextavadas, com formato hexagonal, ficam um pouco aparente na madeira, mas são mais fáceis de serem aplicados.

Temos também os parafusos para madeira flangeados, que possuem um ressalto na parte do meio, sendo ideal para ser usado em suporte de objetos.

Qual a importância de fixar os parafusos de madeira de forma correta?

Parafusar a madeira adequadamente evita muitos problemas futuros para o trabalho, como, por exemplo:

  • Diminuição do esforço na entrada do parafuso, especialmente em madeiras maciças;
  • Menores chances de rachar a madeira;
  • Maiores chances de que o parafuso entre no ângulo adequado chance, aumentando a sua fixação.

Entenda como parafusar madeira corretamente já!

1 – Escolha parafusos com a extensão certa

O parafuso para madeira tem de atravessar a primeira peça e penetrar suficientemente para atingir a segunda, mas sem sair do outro lado. Para isso é essencial escolher uma extensão ao menos duas vezes maior do que a primeira peça.

2 – Escolha o diâmetro adequado

Parafusos muito grossos podem rachar a madeira, já os finos não darão fixação suficiente. Portanto, confira as medidas sugeridas a seguir para não errar:

– Madeira de até 12mm – diâmetro do parafuso de 3.0 mm

– Madeira de 15 a 18 mm – diâmetro do parafuso de 3.5 mm

– Madeira de mais de 18 mm – diâmetro do parafuso de 4.0 mm

3 – Marcação do local do furo

Fazer marcações na peça antes de furar a madeira é essencial para que o trabalho saia bem feito e também evite possíveis rachaduras.

4 – Fazer um “furo piloto”

O furo piloto é essencial para reduzir o risco de danificar a madeira. Com o furo se reduz o esforço para fixar o parafuso, facilitando o trabalho e exercendo menos pressão sobre a madeira.

Concluindo: escolha o parafuso adequado à sua necessidade

Antes de iniciar um trabalho, para que a tarefa seja bem feita, escolha o parafuso de acordo com seu comprimento e diâmetro – evitando rachaduras ou outros problemas na peça.

Agora, mãos à obra!

Parafuso