Blog

8 de junho de 2016

Você Sabe para que Serve o Parafuso Inox?

Para cada serviço, um tipo de parafuso é usado. O Parafuso inox, por exemplo, é o modelo ideal para ser empregado em trabalhos que precisam de resistência à corrosão.

Há diversos tipos de parafuso inox, porém, é preciso antes que se faça um projeto para saber qual tipo de parafuso é mais adequado para o serviço.

Existem pessoas que recorrem a outras alternativas ao parafuso inox, como pregos, rebites, pinos, solda, etc. Porém, quando o trabalho necessita de grande resistência esse tipo de parafuso é o mais indicado para aplicações.

Os parafusos em aço inox são peças de fixação bastante usadas para unir duas peças móveis. Isso porque também podem ser retirados sem danificar o material onde foram fixados. No entanto, os parafusos em inox ainda têm outras funções, podendo ser usados em trabalhos que envolvam eletrodomésticos.

Ainda tem aplicação na indústria automotiva, na construção civil, na indústria de refrigeração, no uso residencial, entre outras.

Uma de suas principais características é que eles não enferrujam, oferecendo, assim, maior durabilidade e eficiência.

#4 Categorias de parafuso de inox que você precisa saber antes de comprar

Existem, basicamente, quatro categorias de parafusos em inox, que são:

  1. Parafuso em aço inox passantes:  são peças que atravessam um material de lado a lado, unindo esses materiais. Eles passam livremente pelos furos e geralmente necessitam de porcas, contraporcas e arruelas.
  2. Parafuso em Aço inox não passantes: são peças que não utilizam porca e não atravessam materiais. A porca dá lugar ao furo roscado.
  3. Parafuso em Aço inox de pressão: são parafusos cuja fixação é feita por meio de pressão. Essa pressão é feita pelas pontas do parafuso contra o material em que o parafuso será fixado. Sendo que os parafusos de pressão podem apresentar cabeça ou não.
  4. Parafuso em Aço inox prisioneiros: parafusos inox sem cabeça e com rosca em ambas as extremidades. São recomendados para situações onde o material precise de montagem e desmontagem frequente.

Além das categorias, os parafusos de inox , quanto ao material que é feito pode ser dividido em:

– Parafuso de inox ferríticos: peça que não contém níquel na sua composição, por isso é o modelo mais barato.

– Parafuso de inox austeníticos: é o modelo que possui o maior grau de resistência a corrosão. É composto por ferro, cromo e níquel.

– Parafuso de inox duplex:  parafuso que conta na sua composição com cromo, níquel, molibdênio, austenita e ferrita.

– Parafuso de inox martensíticos: modelo feito apenas em aço inox.

A cabeça do parafuso faz diferença?

4.PARA-QUE-SERVE-O-PARAFUSO-INOX-FOTO

Sim, claro que faz. A cabeça dos parafusos em aço inox podem apresentar diversos formatos, como:

  • Fenda;
  • Phillips;
  • Sextavada;
  • Allen; entre outros.

Para cada modelo de cabeça há chaves de fenda específicas para serem utilizadas. Por isso atente-se antes de comprar o parafuso e a chave, para não ter problemas de adequação.

Até aqui sabemos tudo o que é importante sobre os parafusos de inox. Mas você sabe como é obtido o inox?

O aço inox trata-se de uma liga metálica formada pela mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% de cromo – o que faz do inox um material altamente superior ao aço puro. É também muito resistente a impactos, calor e corrosão.

Por isso, os parafusos em inox são as melhores soluções para trabalhos que precisam de resistência a corrosão. São os mais indicados também para peças que ficarão expostas às variações climáticas, devido a sua durabilidade e resistência.

Se precisa de resistência, opte por parafusos em aço inox!

 

É simples, precisando de resistência à corrosão, agora você já sabe: prefira o parafuso inox. Escolha a categoria e o material que mais se encaixa com o seu projeto e dê um up na sua obra!

Parafuso